fotografia emotiva das coisas boas da vida

Gosto de definir o que eu faço como fotografia emotiva das coisas simples da vida, com foco na conexão com o cliente para criar memórias, contar histórias e realizar sonhos.
O meu objetivo é captar, numa experiência agradável, os momentos leves, cotidianos, cheios de vida e poéticos de uma forma espontânea e significativa.
Que resultam em imagens iluminadas, naturais e afetivas no estilo lifestyle.

Minhas sessões são descontraídas e acontecem em alguns dos locais mais bonitos do distrito do Porto ou no conforto da sua casa. Realizo ensaios de turistas, famílias, casais, gestantes, acompanhamento de bebês, aniversários, batizados e também retratos profissionais para pequenos negócios e criadores de conteúdos. 

Em cada trabalho minha visão fotográfica e referências artísticas se mistura com o jeitinho próprio de cada pessoa ou família e o resultado são registros únicos e pessoais de momentos cheios de sentimento e verdade. Uma forma de eternizar aquela fase única da sua vida, com a fotografia podemos parar o tempo. E cada tempo eternizado é coleção de vida, da sua vida. 

Meu maior desejo é que, anos mais tarde, o meu trabalho traga à tona memórias afetivas especiais. Acredito que na fotografia reside uma chance de escrever uma narrativa poética, a serviço de uma história a ser contada. São memórias que podem ser um legado para o futuro. Afinal as melhores fotografias são aquelas que estão mais perto do coração do que dos olhos. E ao invés de procurar o que é apenas bonito, procuro pelo que tem algo a contar no futuro, pelos afetos que você tem: sejam objetos, sejam pessoas, sejam locais. Se há um jeito de construir memória, é através do afeto. E se há um jeito que o afeto conta nossa história, é através da fotografia.

O que nós iremos decidir, em conjunto, fotografar é o que tem de mais importante em todo esse processo.

É contar parte de uma grande história, no caso a sua.
Toda pessoa conta uma história.
Todo casal conta uma história.
Toda família conta uma história.
Toda casa conta uma história.
Toda viagem conta uma história.
Me diga, onde está você por todos os lados?

É menos sobre esperar que algo extraordinário aconteça e mais sobre estar disponível para ver o ordinário com mais poesia.

Tudo isso com muito profissionalismo e cuidado com toda a experiência da sessão. O resultado serão fotos que te representem e te façam ter orgulho de olhar num porta retrato ou álbum durante toda a vida!

Confira mais do meu trabalho no meu INSTAGRAM ;)
E aqui embaixo você pode clicar para escrever para mim e então receber todas as informações sobre meu trabalho.

 

SOBRE MIM


Prazer, eu sou a Renata Junot.

Nasci em São Paulo em 1984, morei a vida toda no Rio de Janeiro mas foi no Porto que realmente encontrei o meu lugar no mundo, onde moro desde 2015. Me formei arquiteta e trabalhei como tal até mudar para Portugal. Como fotógrafa trabalho desde o começo de 2014 mas a fotografia faz parte de quem eu sou desde o começo das minhas primeiras lembranças. Quando eu tinha 9 anos herdei a câmera fotográfica da minha avó, uma kodak instamatic 11, que guardo até hoje como uma relíquia! Com ela fiz minhas primeiras fotografias, e assim foi a vida toda, sempre com uma camera na mão registrando tudo o que via pela frente.
Escolhi a fotografia como a mais poderosa maneira de contar sobre minha própria vida, como a minha ferramenta maior de memória. E aprendi que memória é afeto.

A imersão na vida em Portugal, no final de 2015, se mostrou uma descoberta de alguns aspectos da minha existência. Fotografar o cotidiano simples de uma cultura totalmente nova, com a visão de quem vê de fora, acabou mostrando um pedaço importante de mim. Ficou aqui dentro a promessa de tentar não perder esse olhar deslumbrado sobre a vida, a visão do turista que se encanta pela primeira vez com a paisagem. E a certeza de querer me dedicar por inteira para a fotografia.
A fotografia é o que me realiza.

O que quero comunicar ao mundo é positividade e leveza. Sou uma sonhadora que acredita que tudo é possível. E enquanto sonho, desacelero para aproveitar a vida. Tenho dois filhos que são a minha maior gratidão e alegria. Com eles descobri que amar é prestar atenção. E é assim que me coloco no mundo, atenta. 
Saio do ato automático para fazer tudo com mais intenção, para entender as relações que se estabelecem através da minha fotografia: minha com você, sua com as fotos que recebe e das pessoas importantes da sua vida que irão ver as suas fotos depois e terão um pouco de mim com elas. Quero que elas se sintam tocadas, que as minhas fotos comuniquem com elas também. A nossa voz no mundo é como nos manifestamos existencialmente e a minha fotografia é uma ferramenta de comunicação da minha existência. É um reflexo de quem sou, do que me torna mais humana. 

É foto de amores. É foto de afetos. É por isso que estou tão feliz por você estar aqui!

 E saiba que quando você agenda uma sessão fotográfica comigo me faz feliz por conseguir viver da minha arte.
Obrigada por me fazer sorrir :)

Using Format