Fotografia afetiva de família no Porto

Que bom que você chegou até aqui! 

Prazer, sou a Renata, uma fotógrafa e mãe sonhadora que acredita que tudo é possível! E enquanto sonho, com positividade e leveza, desacelero para prestar a atenção nos detalhes que fazem da vida poesia.

Para nos conhecermos melhor, vou te contar que minha principal missão, vai além da foto bonita. Quero te ajudar a encontrar a poesia dos momentos leves, cotidianos e eternizá-los em registros com significado. Juntos iremos congelar memórias, contar histórias e criar o seu legado.

Por isso, faremos as suas fotos em um ambiente que tenha significado para você, como a sua casa ou seus lugares favoritos do Porto e arredores. Nosso ensaio acontecerá de forma descontraída e o resultado disso, serão fotos feitas com a luz natural, cheias de afeto e verdade. Tudo isso, será pensado a quatro mãos e vou ficar muito feliz em ver o resultado da minha visão fotográfica misturado com jeitinho único de ser seu ou da sua família.

O meu objetivo é captar, numa experiência agradável, os momentos leves, cotidianos, cheios de vida e poéticos de uma forma espontânea e significativa.

É menos sobre esperar que algo extraordinário aconteça e mais sobre estar disponível para ver o ordinário com mais poesia.

Acredito que na fotografia reside uma chance de escrever uma narrativa poética, a serviço de uma história a ser contada. São memórias que podem ser um legado para o futuro. Afinal as melhores fotografias são aquelas que estão mais perto do coração do que dos olhos. E ao invés de procurar apenas pela beleza, procuro pelo que tem algo a contar no futuro, pelos seus afetos: sejam pessoas, comidas, objetos ou locais. 

Se há um jeito de construir memória, é através do afeto. 
E se há um jeito que a nossa história é contada com afeto, é através da fotografia.

Por isso, o que nós iremos decidir, em conjunto, fotografar é o que tem de mais importante em todo esse processo.
É contar parte de uma grande história, no caso a sua.
Toda pessoa conta uma história.
Todo casal conta uma história.
Toda família conta uma história.
Toda casa conta uma história.
Toda viagem conta uma história.

Vamos juntos contar um pedaço da sua história?

Confira mais do meu trabalho no meu INSTAGRAM ;)
E aqui embaixo você pode clicar para escrever para mim e então receber todas as informações sobre meu trabalho.

 

SOBRE MIM


Olá, meu nome é Renata Junot.

Nasci em São Paulo em 1984, morei a vida toda no Rio de Janeiro mas foi no Porto que realmente encontrei o meu lugar no mundo, onde moro desde 2015. Me formei arquiteta e trabalhei como tal até mudar para Portugal. Como fotógrafa trabalho desde o começo de 2014 mas a fotografia faz parte de quem eu sou desde o começo das minhas primeiras lembranças. Quando eu tinha 9 anos herdei a câmera fotográfica da minha avó, uma kodak instamatic 11, que guardo até hoje como uma relíquia! Com ela fiz minhas primeiras fotografias, e assim segui a vida toda, sempre com uma camera na mão registrando tudo o que via pela frente.
Escolhi a fotografia como a principal maneira de contar a minha própria história, como a minha ferramenta de concretizar memórias, e consequentemente, afetos.

A imersão na vida em Portugal, no final de 2015, se mostrou uma descoberta de alguns aspectos da minha existência. Fotografar o cotidiano simples de uma cultura totalmente nova, com a visão de quem vê de fora, acabou mostrando um pedaço importante de mim. Ficou aqui dentro a promessa de tentar não perder esse olhar deslumbrado sobre a vida, a visão do turista que se encanta pela primeira vez com a paisagem. E a certeza de querer me dedicar por inteira para a fotografia.

Tenho dois filhos que são a minha maior gratidão e alegria. Com eles descobri que amar é prestar atenção. E é assim que me coloco no mundo, atenta. 
Saio do ato automático para fazer tudo com mais intenção, para entender as relações que se estabelecem através da minha fotografia: minha com você, sua com as fotos que recebe e das pessoas importantes da sua vida que irão ver as suas fotos depois e terão um pouco de mim com elas. Quero que elas se sintam tocadas, que as minhas fotos comuniquem com elas também. A minha fotografia é uma ferramenta de comunicação da minha existência. É um reflexo de quem sou. A fotografia é o que me realiza.

E é por isso que estou tão feliz por você estar aqui!

 Saiba que quando você agenda uma sessão fotográfica comigo me faz feliz por conseguir viver da minha arte.
Obrigada por me fazer sorrir :)

Using Format